Empenhamos para trazer a melhor experiência de uso ao visitar seu site. Se você está sentindo que seu site está lento, leia atentamente este guia para aprender a identificar e resolver os problemas de performance em seu site:
1 – Desative o modo de desenvolvimento
Nossa ferramenta possui um modo especial para auxiliar no desenvolvimento e testes de novos sites. Ao ativar o modo de desenvolvimento, todas as otimizações internas para o seu site são desativadas a fim de evitar questões como cache para que as alterações sejam imediatamente visíveis após a edição. Se o modo de desenvolvimento está ativo em seu site, você deve desativá-lo imediatamente.
Também ressaltamos que este modo de desenvolvimento é recomendado apenas no desenvolvimento de novos sites. Se seu site já está no ar e os clientes estão visitando-o, não ative o modo de desenvolvimento novamente pois isso afetará drasticamente a experiência de navegação em seu site.
2 – Teste seu site em modo anônimo.
Por você ser o administrador do site, é comum que seu acesso ao site seja mais lento do que o normal, pois este modo de acesso lhe dá ferramentas extras para gerenciar seu site enquanto navega nele. Antes de determinar que seu site está lento ou não, use o modo anônimo no navegador para visitar seu site e sentir a performance do mesmo sem o seu acesso de administrador.
Ao utilizar o modo anônimo no navegador, você acessará seu site como um cliente ou visitante comum e terá acesso a todas as otimizações possíveis para o usuário final. O acesso do usuário final, sempre terá a melhor performance possível e você deve navegar como um usuário final para determinar a performance real e final em seu site.
3 – Entenda em quais otimizações de performance nossa solução trabalha
Seu site é otimizado em várias camadas e é importante que você entenda onde atuamos com nossa solução e onde não podemos atuar:
- Seu site está hospedado em clouds VPN de alta performance.
- Apenas os serviços essenciais para o funcionamento do seu site são instalados no servidor a fim de consumir o menor número possível de recursos evitando sobrecarga desnecessária e congestionamento.
- Utilizamos otimizações de performance no banco de dados MySQL para uma grande carga de acessos.
- Utilizamos otimizações de cache e performance no PHP que deixa o site em média 50% mais rápido do que hospedagens comuns.
- O gerenciamento de sessões de acesso é feito diretamente na memória do servidor (hospedagens comuns fazem isto no disco do servidor, o que pode causar congestionamento de disco).
- Aplicamos otimizações com cache HTML para seu site WordPress de forma automática.
- Utilizamos o Cloudflare como CDN e frontend para requisições.
- Utilizamos compressão de HTML, CSS e JS, tanto no servidor, quanto no Cloudflare.
- Aplicamos diariamente tarefas de compressão extra em todas as imagens enviadas para nossos servidores (reduzindo em até 10% o tamanho da imagem, sem perdas de qualidade).
- Tarefas de cron do WordPress são executadas a nível de servidor, reduzindo a carga de acesso ao site em até 50% (em instalações comuns do WordPress, cada visita ao seu site gera uma nova execução do cron, consumindo o dobro de recursos).
- Bloqueamos o acesso a recursos do WordPress que hackers utilizam para derrubar e invadir sites. Esta medida faz com que os recursos do servidor fiquem livres para o acesso de visitantes, o que também melhora a performance de processamento das páginas.
- Criamos plugins exclusivos que trabalham em otimizações internas no WordPress.
- Temos muitas outras pequenas otimizações de performance.
- Estamos constantemente estudando e aplicando novas técnicas de otimização em todos os sites, de todos os clientes, de forma automática.
Todos os recursos citados acima mostram como levamos a sério todas as otimizações de performance que podemos fazer. Entretanto, há otimizações nas quais você é o responsável, uma vez que isso depende diretamente da forma com que você utiliza nosso serviço.
4 – Entenda quais otimizações é de sua responsabilidade
Você deve planejar cuidadosamente como seu site será apresentado aos seus clientes. Este planejamento também deve envolver pontos que afetam a performance de seu site. Veja algumas de suas responsabilidades:
- Você deve determinar o formato ideal, otimizar e comprimir todas as imagens antes de enviá-las para o servidor. Na maioria dos casos, problemas de performance acontecem devido ao envio de imagens muito grandes, com tamanho acima do recomendado.
- Você deve enviar imagens com as medidas ideais para onde ela será exibida. Se por exemplo o local da imagem é 100px por 100px, não insira uma imagem com 1800px por 1800px pois isto fará com que os visitantes carreguem uma imagem extremamente grande, limitando a banda de conexão do usuário e trazendo lentidão de carregamento.
- Você deve evitar blocos de layout complexos, que alternam vídeos, imagens ou que carregam muitos recursos. O ideal é que o layout de seu site seja simples, com foco maior no conteúdo a ser ofertado.
- Você deve evitar a utilização de muitas fontes em seu site. Fontes especiais também geram uma carga extra de carregamento aos seus visitantes.
- Você deve evitar páginas gigantes, com muito conteúdo, principalmente com muitas imagens e vídeos. Estas páginas sempre terão o carregamento mais lento devido ao número de recursos que elas exigem. Se possível for, diminua o conteúdo ou separe ele em mais páginas.
As otimizações citadas acima estão relacionadas ao conteúdo do seu site e como ele é apresentado. Se você não tem conhecimento de como tratar suas imagens para trazer a melhor performance antes de enviar para o servidor, consulte guias na internet.
Recursos de terceiros, como o Facebook Pixel, Google Analytics, Google Ads e outros também afetam a performance em seu site e não podem ser otimizados. Se você está notando problemas de performance, recomendamos que desative estes serviços, limpe o cache do seu site e teste novamente. Em geral, ferramentas de análise de visitas adicionam uma carga extra seu site que afeta consideravelmente a performance do seu site. Cabe a você decidir se quer mantê-las ou não.
Além disto, você deve deixar ativo em seu site apenas os plugins que realmente usa. Cada plugin ativo adiciona uma carga extra de processamento em seu site e se você não está utilizando determinado plugin, não é bom que ele permaneça ativo.
5 – Aprenda a utilizar e interpretar corretamente relatórios de performance em seu site.
Por fim, recomendamos que teste seu site em ferramentas como o GTmetrix ou PageSpeed Insights para obter relatórios de performance do seu site e entender melhor porque seu site pode estar lento.
Ao utilizar estas ferramentas, é importante que você saiba identificar quais ações devem ser tomadas para melhor a performance de seu site (como desativar scripts de terceiros, otimizar as imagens, desativar plugins, etc…). Leia atentamente os relatórios, eles sempre possuem informações detalhadas com classificação de quais ações são mais importantes para que seu site tenha uma melhor performance.
Recomendamos também que teste sempre uma página em branco ou com conteúdo simplificado antes de testar a página em questão (teste a página de termos de uso por exemplo, que possui apenas texto). Este teste duplo lhe ajudará a identificar se o problema de performance é geral (em todo o site) ou se é apenas em uma página ou tipo de página específica, devido ao seu conteúdo.
Ter um site com boa performance não é uma tarefa impossível e você conta com nossa ajuda especializada para otimizar seu site nas áreas técnicas que vão desde a conexão dos seus visitantes até o processamento das páginas, mas ressaltamos que você deve ter conhecimento de como otimizar o conteúdo que você mesmo produz para seu site. Se você negligenciar esta parte, seu site poderá ficar lento a ponto de perder visitas e potenciais clientes.